Introdução

Neste manual iremos conhecer os módulos de Gestão Estratégica e Gerenciamento de Projetos do sistema GPWEB. Trabalharemos com Gestão Estratégica com Indicadores de Desempenho e Gestão Estratégica com Percentuais automáticos.

Sobre o gpweb

Desenvolvido em 2008 e em constante atualização, trata-se de um software que abrange os três níveis da Gestão: Planejamento, Tático e Operacional. Ademais, inclui módulos de comunicação e tramitação de documentos, o que possibilita à organização centralizar as informações em um único sistema.

Seu grande salto foi em março de 2011 quando colocado no portal do software público brasileiro, atingiu a marca de mais de 5000 membros na comunidade em menos de um ano, sendo utilizado anteriormente somente por organizações militares. Atualmente, já passa de 12000 o número de usuários.

Esse expressivo número, se explica por incorporar as melhores práticas de gestão, incluindo as pautas e réguas de pontuação tanto da FNQ ( Fundação Nacional da Qualidade ), PQGF( Programa de qualidade do governo Federal ) e Exército, facilitando o trabalho das organizações que participam dos respectivos prêmios de qualidade. Além disso, segue a metodologia do BSC (Balanced Scorecard) com o planejamento estratégico, ferramentas de gestão e mais.

Durante nossos estudos trabalharemos com exemplos práticos, estabelecendo um plano de Gestão Estratégica desde a perspectiva até o desfecho em planos de ação.

Criaremos indicadores relacionados às partes da gestão, como objetivos estratégicos e Temas. Além de composição de indicadores e baseados em Fórmulas matemáticas. E por fim aprenderemos a exibir os resultados através de painéis de Indicadores e Odômetros.

Por fim passaremos pela Gestão Estratégica baseada em percentuais automáticos.

Já no módulo de Projetos, trabalharemos com exemplos práticos, estabelecendo-os desde a demanda até o encerramento, conheceremos as três interfaces de projeto: EAP, Rápido e detalhado.

Veremos ainda os cronogramas físico e financeiro e o monitoramento através de indicadores automáticos pegando valor de projeto e gráficos.